Home / Unhas / Alergia nas unhas causada pelo esmalte

Alergia nas unhas causada pelo esmalte

Alergia nas unhas, também pode ser conhecida como Dermatite de contato ou Eczema de contato, dependendo do tipo de alergia e gravidade.

Dermatite de contato é uma inflamação na pele causada pelo contato direto com substancias que podem ser irritantes e causar reação alérgica.

Detergentes, solventes e sabonetes são os que mais causam esse tipo de alergia.

Os sinais de dermatite variam conforme o tempo em que a pele ficou em contato com as substancias que causam a irritação.

Os sintomas mais comuns são: Coceira na pele, lesões secas e descamações, principalmente nas mãos e braços, vermelhidão, queimação e até rachaduras em casos mais graves.

Quando se nota a alergia nas unhas é essencial encontrar o agente causador e removê-lo do uso.

Também é necessário que  reforce a hidratação da área afetada e use uma pomada antiinflamatória com corticóide para melhorar os sintomas. E não deixe de procurar um médico.

 

Alergia nas unhas minha experiência

Eu descobrir quando fui remover o esmalte com a própria unha e a base da unha descamou, fazendo assim com que pedaços da unha viam junto com o esmalte. Me desesperei, e não sabia o que estava acontecendo, nunca tinha visto isso. Foi como se a base da unha estivesse descolando.

Alergia nas unhas descamando  unhas com alergia

Fora que antes disso minhas cutículas e ao redor das minhas unhas estavam super ressecadas, mas como eu hidratava toda noite não parecia ser sinal de alergia.

Procurei em todos os lugares e só falavam sobre micose nas unhas. Então tentei tratar como micose, mas só agravou ainda mais a minha situação.

E o que me intrigava era que eu já tinha tido micose e aquilo não era nem de longe parecido com micose. Já que micose nas unhas em casos mais comuns iniciam na ponta das unhas até o meio delas, também as unhas afetadas ficam esverdeadas e vazadas.

Minha unha não tinha nada disso. Mas todos diziam ser micose.

Hoje sei que o que eu tive nas unhas foi Dermatite de contato, mas demorei para saber e isso agravou muito a minha situação. Já que eu continuava a utilizar o agente causador da alergia nas unhas.

Alergia nas unhas ao esmalte Alergia nas unhas, outras unhas Unhas afetadas pela dermatite

 

 

Alergia ao Esmalte

Quando descobri que era alergia, logo pensei que seria um esmalte fortalecedor novo que eu estava testando.

E então parei de usa-lo, mas continuei a usar outros esmaltes e a alergia só piorava. Ao redor das minhas unhas estavam sempre ressecados ao extremo e o que começou com uma unha já estava em quase todas as unhas.

Removi esmaltes vencidos que tinham entre os meus esmaltes, mas nada resolvia. Daí comecei a usar a pomada antiinflamatória e começou a melhorar. Só que eu continuava pintando as unhas com outros esmaltes. E a melhora era bem lenta e sempre ia e voltava.

É mais comum ter alergia nas unhas do que eu imaginava. Foi aí que pesquisando encontrei que existem alguns ingredientes presentes em esmaltes, principalmente bases fortalecedoras que podem causar alergia. Que seria bom evitar ou reduzir o uso.

São eles formaldeído, tipo de resina responsável pelo endurecimento e pela cobertura do esmalte; o tolueno, usado para dissolver essa resina; e o dibutilftalato (DBP), que aumenta a durabilidade do produto.

A cânfora, aditivo que dá resistência, apesar de não ser tão comum, também tem potencial alergênico e costuma ser retirada dos hipoalergênicos. fonte

Então comecei a usar esmaltes hipoalergênicos para melhorar minha alergia nas unhas. E  hoje podemos encontrar uma grande variedade  de esmaltes no mercado, de todas as cores por sinal.

E  não basta investir em esmaltes hipoalergênicos  e continuar usando base, óleo secante, extra-brilho e removedor de esmalte comum. É preciso providenciar para que todos os produtos de cuidado com as unhas sejam antialérgicos.

 

Gostou? Veja outros também!

Minha Experiência após as Unhas de Fibra de Vidro

Evolução e Dicas de como Parar de Roer Unhas

Fortalecedor de Unhas Caseiro

 

Esse post é apenas a minha experiência. Não tira a importância de ir ao médico e solucionar o seu problema.

E essa foi minha experiência, hoje minhas unhas já estão quase que totalmente recuperadas, mas tive que cortar e cuidar bastante delas até que apresentassem uma boa melhora.

Espero que tenha gostado. E se você já passou por algo parecido me conta nos comentários, quero muito saber sua experiência também no assunto.

Um super beijo fique com Deus e até a próxima.

Facebook, Instagram e Pinterest

assinatura ta chick

 

Sobre Janaíra Araújo

24 anos, que confia muito no amor e em tudo que ele pode realizar. Uma criança no corpo de uma adulta. É muito Sonhadora que as vezes até parece vive em um mundo paralelo onde tudo é melhor kkk.
Bem vinda(o) ❤ Volte sempre!

Check Also

Minha Experiência após as Unhas de Fibra de Vidro

Você já pensou em ter as unhas lindas, grandes e fortes? Podendo lavar louça, ou …

4 Comentários

  1. Jana, muito importante esse post!! Eu tenho essa dermatite na unha dos pés e é meio chatinho! Às vezes a unha cai inteira de tanto que descama!! Muito bom vc sinalizar outras mulheres desse possível agressor que é o esmalte tenho certeza que muitas vão ficar ligadas!! Hoje tive uma melhora de 98% ❤️ incrível o post parabéns ❤️

    • Janaíra Araújo

      Karen realmente incomoda bastante né a minha ainda não está nem de longe 100%, mas já vi que melhorou bastante. E eu amo testar base nova, mas tenho que analisar bem o que eu uso, já que hoje em dia os ingredientes escondidos nas formulas podem nos fazer tão mal. Obrigada pela sua presença aqui, um super beijooo

  2. Bom dia Jana
    Já tive alergia de detergente, não me atacou as unhas, mas sim as mãos, encheu de bolinhas vermelhas e coçava tanto que eu quase arrancava a pele das mãos de tanto coçar. Hoje eu hidrato as mãos e não sinto mais nada.

    Beijos

    @ittsmaa

    • Janaíra Araújo

      Bom dia Mari, eu nunca tinha tido alergia e ainda estou tratando, mas sinto uma boa melhora e já estou louca para pintar minhas unhas kkk. Mas nossa deve ser bem pior ficar coçando o tempo todo, mas que bom que passou, ruim mesmo é quando é pra sempre, espero de verdade que aminha também passe um dia. Beijooos

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE